quarta-feira, 11 de abril de 2012

Moradores reclamam dos serviços da Saneago


Esgoto corre pelas ruas e causa problemas à comunidade

Texto: Maiana Neves
Foto: Luiz Carlos Cenci

Cristalina é uma cidade que cresce e se destaca cada vez mais no agronegócio brasileiro. Porém, o município ainda enfrenta problemas de infraestrutura, como a falta de rede de esgoto em alguns bairros cristalinenses. Moradores reclamam dos serviços da Saneago. Eles afirmam que o esgoto vaza, principalmente no período chuvoso, e quando ligam para a empresa não são atendidos prontamente.
Um morador do Setor Oeste 3, bairro Lustosa, que não quis se identificar, afirma que a conta de água do mês passado chegou a mais de R$ 100, com apenas duas pessoas na casa. Ele diz ainda que tentou resolver o problema com a Saneago, mas não obteve sucesso.
Esgoto é lançado nas ruas de Cristalina
Outro morador do Lustosa ressalta que sofre com os problemas do esgoto lançado na rua. “As autoridades têm que arrumar esse problema. Nossos filhos não podem brincar nas ruas por conta do mau cheiro e de doenças que eles podem pegar com a água contaminada. A prefeitura gasta dinheiro no que não tem precisão, em shows e festas. Pagamos impostos e merecemos serviços de qualidade. Fazer o centro da cidade ficar bonito é fácil, mas onde o povo mora não tem rede de esgoto. Saímos na rua e estamos pisando em esgoto. Além disso, o mato está alto nas ruas. Eu mesmo que capino a porta da minha casa”, desabafa o cristalinense.
Segundo Welinton de Lima, gerente da Saneago em Cristalina, a empresa conta com uma equipe para atender a população, principalmente quando se trata de vazamento de esgoto. “Quando não há a possibilidade de desobstruir o esgoto, precisamos entrar em contato com a regional de Luziânia, para que eles nos enviem um caminhão. Mas este caminhão atende até sete cidades, além de Cristalina, atrasando todos os atendimentos”, explica o gerente.
   Welinton de Lima afirma ainda que, em alguns bairros como o Setor Sul, a rede de esgoto não pode ser ligada nas casas, uma vez que a elevatória de esgoto ainda não está pronta. “Hoje o nosso sistema de esgoto está funcionando por gravidade, ou seja, não precisa ser bombeado. Ainda não temos previsão para ligar a rede de esgoto nos bairros que precisam da elevatória. Isso demanda recursos de órgãos estaduais”, acrescenta.
Moradores reclamam
do mau cheiro do esgoto
O gerente faz uma alerta à comunidade sobre lixo jogado nos esgotos. “A maioria da obstrução nas fossas é lixo jogado pelos moradores, como roupas, sapatos, pedras, entre outros”, diz Welinton de Lima. Sobre contas de água muito altas, o gerente esclarece que em alguns casos ocorrem vazamentos internos, que não são de responsabilidade da Saneago. “O consumo é relativo, pois existem casas com duas pessoas apenas, mas que gastam mais do que outras residências. Em alguns casos, já até enviamos técnicos para verificar se existe ar na rede, mas não detectamos nada. Espero a compreensão da população, pois sabemos que o nosso sistema de esgoto ainda está defasado”, finaliza Welinton de Lima. Enquanto isso, os moradores cristalinenses aguardam a instalação da rede de esgoto em toda a cidade e esperam que a Saneago atenda às solicitações da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário