quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MDA e Correios firmam acordo para viabilizar Rede Brasil Rural


Programa de comercialização pretende fortalecer a Agricultura Familiar

Por: Ramon Paiva

              Foi assinado, em 14 de dezembro, acordo entre a Empresa Brasileira de Correios de Telégrafos (ECT) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) termo de cooperação para transporte dos alimentos produzidos pela agricultura familiar brasileira, por meio da Rede Brasil Rural. “Seremos os transportadores da produção da agricultura familiar brasileira”, disse Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente da ECT.
              A assinatura do documento ocorreu durante a divulgação do “Plano Estratégico Correios 2020 – Ciclo 2011/2014”. Com o termo, os Correios se tornaram a operadora oficial da logística da agricultura familiar e assumiram o compromisso de garantir a solução de logística da Rede Brasil Rural. A ECT também terá que oferecer os meios de pagamento, coleta dos produtos, transporte e entrega nas compras e vendas das cooperativas da agricultura familiar por meio da plataforma virtual.
·         Rede Brasil Rural
              A Rede Brasil Rural está em fase de cadastramento dos usuários e tem previsão para entrar no ar em fevereiro. O objetivo é envolver toda a cadeia produtiva de alimentos, como indústrias, empresas do comércio, consumidores individuais e rede pública de ensino (por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE), para adquirir produtos da agricultura familiar usando a nova ferramenta. Com a ação, espera-se fortalecer a área de serviços, de articulação institucional e de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
              Segundo o governo, inicialmente, 1,6 mil cooperativas irão usar integralmente a Rede, o que vai beneficiar cerca de 200 mil agricultores familiares que farão compras e vendas pela plataforma. As informações irão compor o  catálogo de produtos do Armazém Virtual da Agricultura Familiar, um dos pilares da Rede. “O objetivo é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Serviço:
Produtores interessados em se cadastrar devem acessar o endereço www.redebrasilrural.mda.gov.br e clicar no botão “quero me cadastrar”, ao fim da página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário